sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Incentivo aos Jogadores - Dicas de Mestre

Olá RPGistas, inaugurando a nossa nova categoria, Dicas de Mestre, trago algumas informações sobre o incentivo que o mestre deve fazer para manter seus jogadores vidrados no RPG e nas culturas derivadas.

1. - Quando o grupo perde o interesse


Mesmo que pareça algo estranho e difícil de ocorrer, certos grupos de jogadores podem perder o interesse no jogo. Em geral, isso raramente só ocorre com iniciantes que não começaram da maneira adequada, porém, podem acontecer com grupos experientes. Mas por quê? É simples, isto se dá aos fatos de que: o mestre pode está desinteressado, os jogadores não colaboram, ou simplesmente abusam desse sistema ou cenário que nunca muda. Perder o interesse no RPG não é algo fácil, pois este jogo explora partes do nosso cérebro que outros nunca farão, e isto o faz ser viciante!

2. - Evitar o desinteresse do grupo


Como dizem por aí, a melhor maneira de se tratar é evitar, mas como evitar o desinteresse no RPG?
Isso pode ser feito de uma maneira muito simples, que é trazendo uma boa interpretação e história ao grupo. Uma vez que o mestre está desinteressado e as aventuras tornam-se chatas e repetitivas, o jogo começa a perder o interesse. Por isso que, uma das melhores formas de deixar seu grupo interessando no jogo, é criando boas histórias e narrando-as com interesse e disposição, para torná-las interessantes.
Mas calma aê, a culpa não é só do mestre, incentivar os jogadores não é um dever único do narrador, isso também depende dos jogadores. Um bom jogador, deve gostar de assistir filmes ou ler livros e quadrinhos, essa é uma boa forma de evitar desinteresse nos jogos.

3. - Incentivos



Incentivo aos jogadores é uma missão trabalhosa, porém simples, aos clérigos do RPG. Tome providências simples, como uma boa narração, uma boa crônica, bons inimigos, lutas emocionantes e por fim uma evolução justa. Deixar os jogadores interessados na sua narração pode ser fácil, mas também há outros modos de fazê-los grandes jogadores, fora do jogo, é de grande ajuda o mestre realizar campeonatos de card game, xadrez, desenho, entre outros. Todos esses incentivos deixaram seu grupo mais vidrado ainda no RPG e isso fará com que sejam grandes mestres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...